sexta, 29 de março de 2024
29/mar/2024

Proposta por Jair Farias, entra em vigor Lei que obriga cartórios a informar ao Detran transferência

sexta, 22 de janeiro de 2021


A lei que obriga os cartórios de todo o Tocantins a informar ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) sobre todas as operações de transferência de titularidade de veículos já está vigorando. A Lei foi sancionada pelo governador Mauro Carlesse (DEM), na última quinta-feira, dia 21, e deverá ser regulamentada em 30 dias.

O projeto de lei foi apresentado pelo deputado estadual Jair Farias (MDB) e aprovado pela Assembleia Legislativa. A Lei beneficia diretamente a população tocantinense, pois vai evitar que antigos donos de veículos recebam multas por infrações cometidas pelos novos proprietários dos veículos, no intervalo entre a venda e a mudança da titularidade junto ao Detran.

A lei prevê que a comunicação da venda deverá ser feita de forma eletrônica, no prazo de cinco dias contados a partir da mudança da propriedade. “Observados os mecanismos de segurança que garantam o efetivo recebimento da informação, sendo emitidos também recibos digitais de operação”, observa a Lei. Também devem ser notificados as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de todo o Estado.

 

Conforme justificou o deputado Jair Farias, na maioria das vezes, os órgãos competentes não eram comunicados da transação, sendo que o vendedor do veículo continuava com o ônus da antiga titularidade, vindo a receber eventuais multas ou imputações. “Com esta medida, os problemas desta natureza estarão sanados”, acredita.

x

Endereço

Avenida Imperatriz, 258 - Centro
São Sebastião do Tocantins - TO

Contato:

(63) 3426-1269
[email protected]

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
08:00 às 13:00

Responsável pelas Informações:

Claubio Gomes de Sousa

CNPJ: 04.121.390/000

Desenvolvido por:

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. De acordo com a nossa Política de Privacidade ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Ver Termo